quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Tal pai, tal filho!

Com o Futmesa no DNA

by Rangel

Em dezembro de 2010 publicamos aqui no blog uma postagem com o título "Breve Histórico dos Títulos Brasileiros". Nesta postagem fizemos uma homenagem ao primeiro Campeão Brasileiro de Futmesa, Sr. Átila Menezes Lisa. Átila foi agente da Polícia Federal, ex-integrante da Guarda Especial de Brasília (GEB), que deu origem ao Departamento de Polícia Federal (DPF). Era baiano de nascimento, mas sergipano de coração, viveu também em Rio Grande, RS onde foi um dos precursores do futmesa que hoje é um dos melhores do Brasil. Deco, um dos fundadores da AFUMECA, teve o privilégio de conhecer pessoalmente este expoente do futmesa nacional que, além do futmesa, lhe deu lindas lições de vida. A partir de nossa participação nas competições nacionais, conhecemos os filhos de Átila, Alexis e Flávio, que hoje praticam o futmesa, representando o estado de Sergipe.
No Campeonato Brasileiro de 2011 em Recife, Flávio me procurou para dizer-me como seu pai se emocionou ao ter conhecimento de nossa homenagem aqui no blog. Alexis e Flávio se tornaram grandes amigos da AFUMECA e Átila nos deixou em 2012 para morar com Deus.

Átila, Campeão Brasileiro 1970 e Flávio, Campeão Brasileiro 2013

Agora em Caiobá, mais uma vez tivemos o prazer de reencontrar os irmãos Lisa. Na quarta-feira, foram os primeiros técnicos a desembarcarem no hotel do SESC quando podemos conversar e, de quebra, bater uma bolinha.
Já na quinta feira, com o início das competições por equipes, percebia-se que Flávio não viera para brincar em Caiobá e, a partir de sexta-feira, na categoria especial, iniciou sua trajetória magnífica em busca do título de CAMPEÃO BRASILEIRO dos LISOS. Grandes botonistas brasileiros como Danilo BA, Vinhas RS, Silvio RS, Hamilton BA, Fernando ES, Degani RS, Rogério Horta BA e Rodales RS, entre outros, foram ficando pelo caminho e Flávio seguia de forma irrepreensível na competição. Antes de chegar a finalíssima contra o baiano Diógenes, "A Lenda", PENTACAMPEÃO brasileiro, Flávio eliminou Augusto do Rio Grande do Sul, nas quartas de final e um dos favoritos ao título, o também baiano Gabriel, na semifinal.

Flávio e seu irmão Alexis, são daquelas pessoas que já na primeira conversa se percebe que são pessoas "do bem" de "sangue bom", sempre muito educados e atenciosos com os amigos. Lembro que no intervalo entre a semifinal, vencida contra Gabriel e a finalíssima contra o "fabuloso" Diógenes, vi Flávio sentado, um pouco afastado da mesa onde jogaria, rezando o terço, oração mariana muito comum entre os cristãos católicos. Flávio, além da determinação e preparo para a competição também contava com a ajuda da Mãezinha do Céu!

Na partida final, contra Diógenes, Flávio foi perfeito, não errou nenhuma jogada e passeou sobre a mesa. Diógenes era a esperança baiana para retornar ao topo dos lisos na categoria especial. O último título baiano foi em 2009, justamente com Diógenes. Depois disso tivemos campeões do Rio de Janeiro, Alênio e do Rio Grande do Norte, Franklin e Aldemar. A partida foi sensacional e digna de lances fantásticos por parte de Diógenes e Flávio. Escolhi duas fotos para ilustrar o altíssimo nível técnico desta disputa:

- Na primeira foto, podemos ver o resultado de uma cobrança de escanteio, por parte de Diógenes, que fez Alex Degani, que estava do meu lado, se arrepiar. Diógenes coloca a bola literalmente "no pé" do seu atacante e marca perfeitamente o zagueiro de Flávio, que aparece se preparando para jogar:


- Na segunda foto, o resultado da jogada de Flávio, que deu um tapinha na bola tirando completamente a possibilidade de conclusão de Diógenes:


Realmente um jogo inesquecível, especialmente para Flávio, que venceu com dois gols para não deixar nenhuma dúvida sobre sua superioridade sobre Diógenes e sobre os demais competidores.

Logo após o término da partida, ao retirar a camisa da Federação Sergipana, revelando uma imagem da Virgem Maria, impressa na camiseta que usava por baixo, Flávio revelou sua fé. No seu depoimento ao microfone, após receber o troféu de CAMPEÃO, revelou sua dedicação ao futmesa. Na sua trajetória vitoriosa em Caiobá, revelou seu DNA. Sim! DNA de campeão! Afinal, Flávio Liza se tornou o primeiro CAMPEÃO BRASILEIRO filho de campeão brasileiro, o filho de Átila!

A AFUMECA parabeniza toda a família Lisa, especialmente o nosso amigo e CAMPEÃO BRASILEIRO, Flávio Lisa, pela brilhante conquista que muito nos alegra por aqui e, com certeza, alegra seu pai Átila que está com Maria, a "Virgem do Silêncio",  morando no céu.

Imagens do título:

Flávio antes do jogo "agarrado no terço"

Diógenes e Flávio antes da partida final

Flávio no lance do primeiro gol na partida final contra Diógenes

Flávio no lance do segundo gol na partida final contra Diógenes

Com os prêmios de Campeão Brasileiro
e de Melhor do Ranking CBFM 2013

4 comentários:

  1. Tive o prazer de conhecer e de jogar contra esse campeão. Esbanja simplicidade e uma pessoa totalmente do bem. O título de campeão brasileiro com certeza ficou em boas mãos, ele é merecedor por tudo aquilo que ele faz a frente do nosso esporte.

    Parabéns Flávio.

    ResponderExcluir
  2. Meu DEUS, que relato, que registro! Mais claro e fidedigno que um vídeo! Foi uma "PRINCESA" de reportagem! Nós da família Lisa só temos a agradecer penhoradamente, como dizia o saudoso Mestre Átila, aos irmãos da ilustre AFUMECA.
    Que Nossa Senhora rogue por todos vcs para que sejam dignos das promessas de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Flávio, mas quem merece todos os elogios é você! Grande campeão!!! A PAZ de Jesus e o AMOR de Maria para todos por aí!

      Excluir