sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Arquivos do Futmesa Brasileiro (2)


Oldemar Seixas

Dando continuidade com nossos “Arquivos do Futmesa Brasileiro”, hoje faremos nossa homenagem a outro baluarte do futmesa brasileiro, o baiano Oldemar Seixas.


Incansável na divulgação e difusão do esporte por todo nosso país, Oldemar usou de seu prestígio e respeito como repórter e radialista esportivo para trazer muita gente para o futmesa. 
Assim como Lenine Macedo de Souza, Oldemar Seixas foi um dos que mais contribuiu para a criação da “Regra Brasileira”. Foi ele, juntamente com Ademar Carvalho, que encantou os gaúchos em 1966, naquele torneio organizado pela Liga Caxiense onde fizeram uma partida demonstrativa da “Regra Baiana”. No ano seguinte na Bahia, juntamente com seus conterrâneos Ademar Carvalho, Nelson Carvalho, Roberto Dartanhã e com os gaúchos Sambaquy e Gilberto Ghizi, criou a “Regra Brasileira”.

Oldemar recebe Sambaquy e Ghizi na Bahia para criar a "Regar Brasileira"

Como técnico de futmesa, Oldemar foi Campeão Baiano várias vezes e disputou a semi-final do primeiro Campeonato Brasileiro em 1970, quando dividiu o terceiro lugar com José Santoro Bouças (Pepe). Participou de diversas competições regionais e nacionais, como técnico e coordenador, contribuindo de forma extraordinária para o desenvolvimento técnico do esporte no Brasil.

Nesta foto, na ocasião da realização do congresso técnico que antecedeu o Primeiro Campeonato Brasileiro, em 1970, Oldemar distribui algumas flâmulas para os amigos Sambaquy, Ivan Lima (Pernambuco) e João Mury (Rio de Janeiro).

Sambaquy, Ivan Lima, João Mury e Oldemar Seixas

Em 1979 no Campeonato Brasileiro em Vitória (ES), Oldemar chegou a ser reconhecido como “O Pai do Futebol de Mesa Brasileiro”.

Oldemar no Campeonato Brasileiro em Vitória ES, 1979,
era considerado "O Pai do Futebol de Mesa Brasileiro"

Como jornalista, mostrou ao resto do Brasil o futebol de mesa que era jogado na Bahia, através da “Revista do Esporte” do Rio de janeiro, na reportagem “Bahia dá Lições de Futebol de Botão”. Também publicou artigos sobre o esporte na revista “Futebol e Outros Esportes", de São Paulo e em sua coluna semanal no jornal "A Tarde" de Salvador. Apesar destas publicações, sua atividade principal sempre foi o rádio onde desempenhou as funções de locutor esportivo, narrando, comentando jogos e participando de debates esportivos. Sua menina dos olhos foi o programa que criou: "Bahia, Campeão dos Campeões" onde diariamente, com sua equipe, tornou-se porta voz de seu clube de coração.

Graças ao seu prestígio como jornalista, Oldemar também conseguiu reunir muita gente famosa ao redor das mesas. Nesta, além do saudoso Jomar Moura e de Cezar Zama, nada mais nada menos do que o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda.

Chico Buarque de Holanda foi um dos famosos que enfrentou Oldemar

Nesta outra Oldemar desafia o grande craque do Cruzeiro de Belo Horizonte e da Seleção Brasileira da década de 70, Dirceu Lopes. Outro famoso que esteve ao redor da mesa com Oldemar foi o grande humorista Chico Anísio, declarado amante do futmesa. Nestas duas fotos também podemos ver outra figura conhecidíssima no futmesa, o saudoso, também baiano, José Aurélio, maior fabricante de botões da Bahia que hoje empresta seu nome a uma associação do futebol de mesa baiano.

Aqui Oldemar bate uma bolinha com o craque Dirceu Lopes

Chico Anísio e Oldemar, dois gigantes na mesa

Em 2009 o programa deixou de ser patrocinado pelo clube e saiu do ar colocando Oldemar em uma situação econômica bastante delicada, pois passou a viver, com mulher e filha, apenas com uma aposentadoria especial que recebe do INSS. Sua situação só não ficou pior graças à ajuda de amigos como Sambaquy que, além de pessoalmente contribuir financeiramente, iniciou através do site “Futmesa brasil.com” uma campanha para que outros amigos também pudessem contribuir e ajudar nas despesas de Oldemar e família, principalmente com medicamentos, aluguel e alimentação. Felizmente muitos amigos, alertados pela publicação de Sambaquy, acorreram e ajudaram-no a levantar-se novamente.

Hoje com 76 anos, Oldemar surpreso, agradece aos amigos pelos depósitos efetuados em sua conta corrente e, com sua equipe composta por Dr. Reinaldo Machado, Rosalvo Castro e Lourival Goes, consegue retornar com seu programa de rádio. O programa, com o mesmo nome de sempre, vai ao ar todos os domingos das 11h as 12h, na Rádio Cristal AM 1350, do grupo Boa Vontade de Rádio Difusão. O próprio Esporte Clube Bahia está ajudando a patrocinar o programa! O programa teve sua importância reconhecida pelo próprio presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, que inclusive lembrou ter a mesma idade que o programa. Vejam bem a importância do trabalho desse amigo que, “como radialista foi um excelente botonista”. Mas nosso amigo não está de todo satisfeito... Quer voltar a ter o programa diáriamente! Temos certeza que com o apoio dos amigos e do E. C. Bahia Oldemar conseguirá mais esta vitória em sua vida. 

Nesta imagem uma homenagem de Milton Neves a Oldemar no seu site "Terceiro Tempo":


Oldemar já não joga com freqüência, mas continua sendo um dos maiores nomes do futmesa brasileiro. Já adiantou que estará dando cobertura ao 39º Campeonato Brasileiro que será realizado em Salvador, no mês de novembro desse ano. Temos certeza de que levará muitos amigos e técnicos para participar de seu programa durante o evento e, graças a internet, muitos poderão acompanhar as notícias do evento através da Radio Cristal AM 1350.

Ligue para Oldemar!


Para quem desejar conversar com Oldemar, o que o deixaria muito feliz, basta ligar para ele, aos domingos pelos telefones (71) 3421 6315 ou (71) 3421 6300 e pedir para entrar no ar, ao vivo, no programa “Bahia Campeão dos Campeões”.

Um grande abraço ao nosso grande Oldemar Seixas e sua família. Que Deus os abençoe!

Um comentário:

  1. Irmao, fiquei sabendo dos fatos tristes, que ja passaram, graças a Deus,sei que sera impossivel vermos novamente, para mim, gilberto, es o melhor botonista que vi, sem importar tamanho de mesa, se deslisam bem ou nao, etc...se vires este recado, ou algum amigo, recebe um forte abraço, e porque nao, um beijo carinhoso na testa, saudades, muitas saudades.

    ResponderExcluir