sábado, 14 de janeiro de 2012

Arquivos do Futmesa Brasileiro (1)


Em conversa com o amigo, colunista do futmesa e um dos baluartes do futmesa brasileiro, Adauto Celso Sambaquy, decidimos em parceria abrir um espaço, aqui no blog da AFUMECA, para preservar parte da história do futmesa brasileiro. Sambaquy é dono de um acervo de imagens, objetos e histórias sobre nosso futmesa, dignos de um museu. Aliás, temos um plano de futuramente montarmos o "Museu Virtual do Futmesa" reunindo, além do acervo particular de Sambaquy, materiais de outros amigos que desejem contribuir com a preservação histórica do nosso esporte. Com toda tecnologia disponível não será difícil catalogar imagens e documentos eletronicamente. Fotos históricas, camisetas de clubes e seleções de futmesa, flâmulas, botões, etc, farão parte do acervo.

Enquanto aguardamos, nosso sonhado "Museu Virtual", publicaremos aqui, num espaço chamado "Arquivos do Futmesa Brasileiro", algumas matérias obtidas através de pesquisa, com imagens gentilmente cedidas por Sambaquy, diretamente do seu riquíssimo acervo, além de contar, é claro, com suas sempre ricas e agradáveis considerações. Para iniciar, desde o começo, queremos fazer referência a uma figura bastante importante na formação do que hoje é a nossa “Regra Brasileira” de futmesa. Trata-se do fundador da primeira federação de futebol de mesa no Brasil e criador da "Regra Gaúcha", Lenine Macedo de Souza.

Lenine Macedo de Souza e a Regra Gaúcha

Lenine, o criador da "Regra Gaúcha"

Conforme já publicado em nosso blog, na postagem “O Futmesa no Brasil”, nosso esporte já é praticado no Brasil desde a década de 1930, quando o saudoso Geraldo Décourt, em São Paulo, criou o Celotex e editou o primeiro livro de regras para o futmesa.

Lenine com os amigos em Porto Alegre


Um pouco mais tarde, em 1941, em Porto Alegre RS, o botonista Lenine, liderando um grupo de estudantes adolescentes, criou a primeira associação para prática do esporte no Brasil, chamada “Sociedade Esportiva General Lima e Silva”.
Em 1961 Lenine também fundou a primeira federação de futebol de mesa do Brasil, a “Federação Riograndense de Futebol de Mesa”, com sede na Cidade Baixa em Porto Alegre, utilizando uma regra desenvolvida por ele com o nome de “Regra Gaúcha”.

FRFM, a Primeira Federação de futmesa do Brasil

Sociedade Esportiva General Lima e Silva
fundada por Lenine na Cidade Baixa em Porto Alegre 

A partir da iniciativa de Lenine o futebol de mesa teve grande desenvolvimento formando verdadeiras legiões de jogadores no Rio Grande do Sul nas décadas de 50 e 60, quando os botões de “galalite” eram produzidos pela fabrica “Botões Puxadores Scharlau” que chegava a produzir 300 botões diariamente. O próprio Lenine também viria a ser fabricante de botões e acessórios para o esporte. Os botões eram fabricados com um material chamado "polopás" e levavam o nome de "Botões LIONE", uma composição do seu nome com o nome de sua esposa Yvone.

Exemplares: botão e goleiro LIONE, de pelopás

Surge a “Regra Brasileira”

Com a criação da Federação, os campeonatos gaúchos sucediam-se, anos após anos. Em 1966, o então presidente da Federação, Sr. Gilberto Ghizi solicitou que a Liga Caxiense organizasse e promovesse o Campeonato Estadual no mês de dezembro daquele ano. Em junho desse mesmo ano, comemorando seu primeiro aniversário, a Liga Caxiense, promoveu um torneio em que reuniu os botonistas do Rio Grande do Sul e os baianos Oldemar Seixas e Ademar Carvalho, convidados especiais do evento. Foi neste torneio, jogado na regra gaúcha, que o Rio Grande do Sul conheceu os botões padronizados, com as cores e distintivos dos clubes, utilizados pelos baianos. Ademar Carvalho, mesmo jogando em uma regra bem diferente da sua, acabou ficando com o vice-campeonato. Após o término do torneio os baianos fizeram uma demonstração da “Regra Baiana” em uma mesa especialmente construída para este fim. Os gaúchos ficaram encantados com a beleza e plástica imprimida naquele sistema.

Entre esse torneio e o campeonato gaúcho, que seria realizado em dezembro, Gilberto Ghizi e Sambaquy conversaram muito sobre como ficaria uma regra que unisse a gaúcha e a baiana, dando início a ante-projetos tentando juntar o que havia de bom nas duas regras. Chegando dezembro, antes da realização do Campeonato Estadual, por ocasião da tradicional assembléia que antecede as disputas, o projeto da nova regra foi apresentado, sendo aprovado por unanimidade pelos gaúchos, dando poderes a Ghizi, presidente Federação Riograndense, e a Sambaquy, presidente da Liga Caxiense, para se deslocarem à Bahia e discutirem a possibilidade da criação de uma regra unificadora que permitisse a realização de campeonatos nacionais. Participaram desta assembléia figuras bastante representativas do futmesa gaúcho da época, entre eles Paulo Borges, Claudio Saraiva, Sergio Duro, Fausto Borges, Clair Marques que foram unânimes quanto a criação da nova regra.

Foi assim que, em 1967, aconteceu uma reunião no estado da Bahia com a intenção de unificar as regras de futmesa praticadas principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba. Surgia então a atual “Regra Brasileira Um Toque Disco”. A comissão original da Regra Brasileira foi composta por Ademar Carvalho, Nelson Carvalho, Roberto Dartanhã e Oldemar Seixas, pela Bahia, Adauto Celso Sambaquy e Gilberto Ghizi pelo Rio Grande do Sul.

A criação da nova regra acabou dividindo os botonistas gaúchos e a “Federação Riograndense de Futebol de Mesa”, fundada por Lenine, que era radical quanto a manutenção de sua regra como “a única”, seguiu praticando somente a “Regra Gaúcha”, numa série de campeonatos estaduais até o ano de 1974. Com o passar dos anos a “Regra Brasileira”, que mantinha articulação com os demais estados, foi ganhando espaços da “Regra Gaúcha” provocando a dissolução natural da “Federação Riograndense de Futebol de Mesa” que teve seus últimos registros oficiais em 1980.

Em 1973, na Cidade de Canguçú, realizou-se o primeiro Campeonato Estadual na Regra Brasileira. Nessa ocasião foi lançada a ideia e criada a “União das Ligas” do futebol de mesa gaúcho, pelos praticantes da “Regra Brasileira”, que acabou dando origem a "Federação Gaúcha de Futebol de Mesa”. criada em 1986.
Apesar deste problema institucional, a “Regra Gaúcha” continuou sendo muito praticada no Rio Grande do Sul e, a partir dos anos 80, muitos botonistas criaram departamentos de futebol de mesa nos clubes de Porto Alegre, especialmente no Grêmio de Futebol Porto Alegrense e no Sport Clube Internacional.

Em 1988, graças ao trabalho incansável e incessante de um grupo de abnegados,  entre os quais: Antonio Maria Dellatorre, em São Paulo, Roberto Dartanhã, na Bahia, Antonio Carlos Martins no Rio de Janeiro, Claudio Schemes no Rio Grande do Sul, José Ricardo Caldas e Almeida, em Brasília, liderados pelo “Papa” do futebol de mesa brasileiro, Geraldo Décourt, o futebol de mesa é reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos. A partir daí o CND passa a considerar três regras oficiais de futmesa no Brasil: a “Regra Brasileira Um Toque Disco”, criada na Bahia em 1967, a “Regra Paulista 12 Toques Esfera de Feltro” e a “Regra Carioca 3 Toques Esfera de Faltro”.
Como a “Regra Gaúcha” não estava vinculada a “Federação Gaúcha de Futebol de Mesa” e a “Federação Riograndense” havia sido extinta, a mesma não foi oficializada.

Mesmo não sendo reconhecida pelo CND a “Regra Gaúcha” continuou sendo bastante praticada no Rio Grande do Sul e, além da retomada dos “Campeonatos Estaduais” da regra, a partir de 1997, outros eventos significativos continuaram acontecendo pelo estado.
Em 2007 foi criada a “Liga Gaúcha de Futebol de Mesa” que até os dias de hoje vem unindo os praticantes da “Regra Gaúcha”, criada por Lenine, para difundi-la e fomentar a prática do Futebol de Mesa.

Apesar do saudoso Lenine jamais ter aceitado a "Regra Brasileira" seu trabalho em prol do futebol de mesa e especialmente a criação da "Regra Gaúcha" tiveram valor inestimável para o crescimento do esporte no Brasil, pois a "Regra Gaúcha" foi a que mais contribuiu na formação da "Regra Brasileira", atualmente a mais praticada no país.


Lenine Macedo de Souza faleceu em 1982, era casado com a Sra Yvone Guimarães de Souza que faleceu ano passado em Porto Alegre. Deixaram as filhas Lenita Mara e Ivanise, os netos Rafael, Letícia e Roberta além do sobrinho Renato, criado por eles

Nossa sincera homenagem a Lenine e seus familiares.

6 comentários:

  1. Parabens por este trabalho, incansável, grande abraço Jorge Farah

    ResponderExcluir
  2. Quanto valeria um botão Lione, temos como ter esse parâmetro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PREÇO DOS BOTÕES Q MEU PAI JOGOU POR TODA VIDA LIONE,NÃO EXISTE,AINDA VALOR PRÁ COMPRA-LOS.OS BOTÕES A Q ME REFIRO ERA DE LENINE MACEDO SOUZA,MEU PAI,ABS IVANISE!

      Excluir
  3. FICO ORGULHOSA DE VER O TRABALHO E DEDICAÇÃO DO MEU PAI LENINE MACEDOS SOUZA(SOU A IVANISE,FILHA,MAIS MOÇA,HOJE COM 54 ANOS),SENDO RECONHECIDA POR TANTAS PESSOAS.AINDA SIM GOSTARIA DE VER UM SONHO DELE REALIZADO,PARTICIPAR DAS OLIMPIADAS,ABS IVANISE,CASO QUEIRAM ME PROCURAR NO FACEBOOK,MAGRA VÉIA,ABS,ÓTIMO NATAL E 2014,MUITO JOGO E CONQUISTAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom encontrar você aqui Ivanise!!! Uma honra para nós. Vou te procurar no Fecebook para conversarmos. Forte abraço!!!

      Excluir
  4. LH.ROZA....
    Parabens RANGEL por essa iniciativa... Nesse final de semana estive fazendo uma visita ao AMIGO SAMBAQUY, em seu Aptº em Camboriú, acompanhado de outro abnegado pelo FUTMESA, o OSWALDO FABANI de Itajaí...Esperamos que logo tenhamos grantes textos...Um forte abraço...

    ResponderExcluir