quarta-feira, 29 de outubro de 2014


Paraná SOBRE MESAS III
by Rangel

A poucos dias atrás eu comentava com os amigos: “Este ano vai passar muito rápido, temos o Carnaval, logo em seguida a Copa do Mundo e depois as eleições”. Digo estes dias porque realmente parece que foi ontem que tínhamos esta expectativa e agora tudo isso já passou. Brincamos no carnaval, passamos aquele fiasco contra os alemães, Dilma foi reeleita “presidenta” do Brasil e as festas de final de ano estão chegando. Realmente 2014 está passando como um sopro em nossas vidas!

O que não passa é o futmesa! Aqui no Paraná, no último final de semana tivemos o Campeonato Brasileiro de Regra Dadinho, no Clube Curitibano em Curitiba, onde tivemos a participação inédita da AFUMECA e AFUMTIBA, com os técnicos Júlio, Lucas, Antônio e Evandro. Antônio, conseguiu trazer para Cascavel o troféu de terceiro colocado da Série Bronze.


Na regra um toque, apenas a AFUMECA segue em atividade com suas competições internas aqui no Paraná. A TAÇA LIBERTADORES, nas modalidades LIVRE e LISO está sendo finalizada. Durval, conquistou o título na livre e também disputa, com Rangel e Deco, o caneco da modalidade liso. Dia 8 de novembro iniciaremos nossa última competição em 2014, o TORNEIO CLAUSURA, também nas modalidades LIVRE e LISO onde teremos a participação de nove técnicos.

Brasileiro de Aracajú

Temos certeza que sob a batuta de Flavinho e com o apoio da CBFM, os amigos de Sergipe estão organizando um grande campeonato para a modalidade Liso, em Aracajú. Pelos técnicos que estarão presentes e pelo desenho dos grupos, já definidos para a primeira fase, tenho a convicção de que será o melhor campeonato em nível técnico já realizado. Nós aqui da AFUMECA, estaremos representando o estado do Paraná, com muita alegria, com os técnicos Durval, na categoria Especial e Rangel, na categoria Sênior.

Eleições 2014


Salve a democracia! Me surpreendeu a força da campanha virtual nas redes sociais, especialmente na que utilizo, o Facebook. Me senti muito feliz de poder me unir, por um ideal político, a muitos amigos que não vejo a décadas e estão a milhares de quilômetros de Cascavel. Por outro lado também fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que revelaram sentimentos e atitudes bastante preconceituosas e discriminatórias. Tanto nos debates e nos “horários políticos”, onde os candidatos se digladiavam, como nas redes sociais, o que mais se via ao longo desta campanha política, eram discussões e posicionamentos NÃO POLÍTICOS. Ao invés da defesa ideológica, especialmente ao NEOLIBERALISMO e à SOCIAL DEMOCRACIA, que realmente estavam em disputa nestas eleições, o que se viu e escutou, foram ofensas PESSOAIS. O objetivo maior parecia ser o de denegrir a imagem dos candidatos adversários, seus correligionários e seus eleitores. A ideologia perdeu seu sentido. A falta de caráter ou de honestidade deste ou daquele candidato, deste ou daquele partido, desta ou daquela coligação, sobrepuseram em importância às suas ideologias que, uma vez assumidas pelos governos, trazem suas consequências sobre a sociedade, especialmente sobre os menos favorecidos.


Isso me provocou alguns questionamentos: Seria a intolerância uma marca de nossa sociedade? Homossexuais, ricos, pobres, nordestinos, sulistas, disléxicos, terão que viver em guetos nas próximas gerações? E os cristãos? Serão proibidos de terem opções políticas diferentes? Estaria surgindo uma nova inquisição, agora política? Espero que não, caso contrário estaremos andando na contramão da democracia e da fraternidade que tanto sonhamos.


Forte abraço, PAZ e BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário