domingo, 6 de maio de 2012



"Parabéns pra você, nesta data querida,
muitas felicidades, muitos anos de vida!"

É isso aí, nossa querida AFUMECA esta completando 3 anos de existência. Fruto da amizade e do amor pelo esporte, no dia de seu aniversário, nossa associação quer lembrar um pouco de sua curta e consistente história.

Por Rangel:

"Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento eu já te havia consagrado..." (Jeremias 1,5)

Para falar da história da AFUMECA, me permitam falar um pouco da minha história com o futmesa.
Tudo começou lá em Osório RS. Lembro que comecei a brincar com os panelinhas nos velhos idos de 1965. Marcava o piso de cerâmica, da área de serviço, com giz e, ali colocávamos os craques do Santos, Palmeiras, Vasco da Gama, Corinthians e São Paulo, os "top" da década de 60. Lembro que o piso, que hoje já foi substituído, era daquela cerâmica vermelha, sextavada, muito utilizada na época. Logo em seguida minha mãe já teve que providenciar uma mesa de madeira "de compensado" e, quando tinha seis anos de idade, em 1967, ganhei meu primeiro time de botões "puxadores". Lembro como se fosse hoje. Eram apenas dez botões, usados, de diferentes cores e tamanhos que me custaram NCr$ 10,00 (Quem lembra do NCr$?). Quem me vendeu o time foi meu amigo Cleber Piovesano, que hoje vive em Nova Petrópolis RS. Tenho ainda guardado com muito orgulho um dos botões deste meu primeiro time de "puxadores".

Naquele tempo pouca gente jogava futmesa em Osório. Lembro que o professor Fanfa, meu vizinho e na época diretor da Escola Rural, trouxe para  Osório algumas mesas especiais para futmesa. Não lembro bem das medidas mas eram semelhantes as da regra gaúcha de hoje. Tinham uma canaleta ao redor que impedia que os botões caíssem no piso. A marcação era em baixo relevo e quando passávamos talco na mesa a marcação ficava branca, muito legal. Além das mesas ele trouxe vários times de botões baianos, lisos, com os quais o pessoal não se adaptou. Mas as mesas sim, eram muito boas e o futmesa começou a crescer no nosso bairro. Os primeiros jogos e competições foram na casa do "Canário" e depois passaram para a minha casa na rua Firmiano Osório 627, onde formamos o maior núcleo do futmesa da cidade. Ali, eu e meus amigos realizávamos muitas competições. Lembro da Copa do Mundo de 1974! Meu time era a Holanda, o do Plauto Calegari era a Polônia, o do Ricardo Ramos Rodrigues era a Argentina, o Zaire era o time do negão Ronaldo, os outros não me lembro. Outros amigos da vizinhança também faziam parte deste núcleo: o "Serginho" Madalena, o Paulo Euclides "Papa Ovo", o "Neguinho" Batista, o "Renatinho" Ferrari,... Bons tempos!

Em 1979, o saudoso professor Davi, teve a iniciativa de realizar o primeiro campeonato municipal de futmesa, lá na CNEC. Foram três edições consecutivas onde conquistei um bi-campeonato e um vice campeonato. Em 1981 fui para Porto Alegre estudar e tive que dar um time no futmesa. Faculdade, trabalho e as mudanças de cidade em função do mesmo me afastaram do futmesa por dez anos.
Em 1991 consegui um excelente trabalho em Passo Fundo onde fui viver. Conheci os amigos da ABP e a Regra Brasileira. Comprei alguns times e tudo recomeçava! Lembro bem dos amigos daquela época: Gilboé, Rubens, Julio Porto, os irmãos Gilson e Gilvani, Paulo Pedroso, Pintassilgo, Paim, Fontana, entre outros. O Julinho Porto era uma criança naquela época e o Gilvani, ainda garoto, já incomodava os mais velhos. Foram quatro anos de uma bela convivência com os amigos e de aprendizagem na Regra Brasileira.

Buscando novos desafios profissionais, em 1994, no dia em que o Brasil sagrou-se tetra campeão mundial nos EUA, parti para Assunção no Paraguai para iniciar um trabalho bastante desafiador. A paixão pelo futmesa e pela nova regra eram tão grandes que, chegando lá, mandei fazer uma mesa oficial da regra brasileira para poder jogar futmesa em casa com alguns amigos brasileiros, que foram comigo, e até com alguns "estrangeiros" que ficaram curiosos com o jogo.

"Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento eu já te havia consagrado..."
Assim como nossa existência esta para Deus, conforme esta passagem do livro do profeta Jeremias, assim esta a existência da AFUMECA para nós. Em 1996, mais uma mudança em função do trabalho, desta vez desembarcamos em Cascavel PR, mas com uma mesa de futmesa junto com a mobília. Foi aí que em uma reunião local do Conselho Regional de Medicina Veterinária, conheci nosso companheiro Luiz Eduardo Delgado, o Dado, que além de gaúcho, natural de Pelotas, também era botonista. Começamos a jogar em minha casa e chegamos até a fazer uma outra mesa para ele, mas, como éramos apenas os dois, não conseguíamos manter uma boa sequência de jogos e o futmesa acabou esfriando para nós...

Gilson "Grilo" e Gilvani, grandes amigos de Passo Fundo 

Mas para quem pensava que as mudanças haviam terminado, em 2005, uma inesperada proposta para retornar ao antigo trabalho em Passo Fundo e lá vamos nós, mais uma vez, de mala e cuia. Em Passo Fundo o retorno ao futmesa e ao convívio com os antigos amigos foi imediato. Lá ainda estavam quase todos aqueles companheiros de 11 anos atrás e pude finalmente retornar a jogar com frequência esta minha paixão que é o futmesa. Além disso conheci o Gerson, em Porto Alegre, e passei a adquirir mais times para o futmesa, me tornando colecionador de botões. Também adquiri uma mesa D'Elei que ficava na sede da ABP onde jogávamos todos os sábados. Que beleza!!!

Foram três anos de muito futmesa após este retorno à Passo Fundo, mas quis o Senhor que retornássemos para Cascavel em 2008. Vamos lá! Quando cheguei, estava tão entusiasmado com o futmesa que já liguei pro Dado para avisá-lo que estava de volta e marcar um jogo. Foi quando fiquei sabendo que ele havia conhecido mais dois amigos botonistas, o Deco e o Ademir e que estavam jogando. Poxa vida que notícia maravilhosa! Já combinamos uma reunião em minha casa para conhecê-los e bater uma bolinha. Lembro que cheguei em Cascavel em outubro de 2008, logo em seguida começamos a jogar em minha casa, pois a minha mesa era bem melhor do que a que eles tinham. Sete meses depois, em maio de 2009, nos reunimos para fundar a AFUMECA.

Foto histórica da fundação da AFUMECA


2009, A Fundação

Foi numa bela e fria noite de outono, mais precisamente no dia cinco de maio de 2009, que fundamos a AFUMECA. Tudo aconteceu na residência de um dos maiores responsáveis por esta iniciativa e nosso primeiro presidente, João Batista Rangel Junior. Estavam presentes, além do anfitrião, os botonistas, Adi Degani (Deco), Luiz Eduardo Delgado (Dado), Ademir Valério Marcicano e os amigos Josué Miranda Albino (Jesus), Volmir de Moraes e Sidiomar Vigineski. Neste dia, além da reunião de fundação e formação da primeira diretoria, batemos uma bolinha e comemos aquele churrasco!
A diretoria eleita neste dia foi a seguinte:

Presidente: Rangel
Vice-presidente: Deco
Diretor Aaministrativo-financeiro: Dado
Diretor Técnico: Ademir.

Um bom começo

Precisávamos de uma sede pois nossa ideia era adquirir mais mesas e trazer novos amigos para jogar futmesa na AFUMECA. Foi aí que o Ademir conseguiu uma sala no COPEL Clube e também mais uma mesa D'Elei. Começamos a organizar nossas competições internas e neste mesmo ano já realizamos o I Torneio AFUMECA, a I Taça Libertadores, ainda na minha casa e o I Torneio Clausura, já no COPEL Clube. Ainda neste ano realizamos o Torneio AFUMECA/Projeto Pescar onde reunimos 16 jovens inclusive meninas, da comunidade. Um excelente começo de nossa associação!

I Torneio AFUMECA em 2009

I Taça Libertadores em 2009

Clausura 2009 no COPEL Clube

Torneio Projeto Pescar AFUMECA 2010

AFUMECA no Projeto Pescar em 2009

2010, O Crescimento

2010 foi um ano cheio fundamental para o crescimento e consolidação da AFUMECA como associação. Ajuntaram-se a nós o velho Francisco "Pelé" Castanheira e o jovem Masera, oriundo do Projeto Pescar. Além de nossas competições oficiais internas, durante a Copa do Mundo FIFA, realizamos um evento fantástico em parceria com o JL Shoppihg, a Copa do Mundo de Futebol de Mesa. Além da imensa divulgação de nossa associação pela mídia local e regional, novos praticantes se juntaram a nós. Mudamos de sede, do COPEL Clube, fomos para o SESC Cascavel. Realizamos o II Torneio AFUMECA, a II Taça Libertadores e o I Torneio Farroupilha, este com 16 participantes. Tínhamos novos associados como Durval, Flávio, Roberto, o pessoal do SESC: Paulo, Claudinei, Cleber, Ademir, Macanhão, Rodrigo e Jonathan, da Globoaves: Clodimar e Rafael. Foi um ano bastante agitado! Participamos de dois eventos importantes onde levamos os nomes da AFUMECA e do Paraná para o cenário do futmesa nacional: O Lagoão e o Campeonato Brasileiro.

Copa do Mundo de Futmesa AFUMECA/JL Shopping
um marco na história da AFUMECA

I Torneio Farroupilha em 2010

AFUMECA no Lagoão 2010 em São Lourenço do Sul RS

AFUMECA e o Paraná no Campeonato Brasileiro 2010 em Porto Alegre

2011, A Afirmação

Se 2010 foi um ano de crescimento, 2011 foi o ano da afirmação da AFUMECA como entidade reconhecida a nível nacional. Começamos o ano com o pé direito, Victor "Panda" Mecking, o multi campeão do futmesa brasileiro desembarca em Cascavel para fortalecer nosso time de técnicos. Além de nossas competições oficiais, tivemos o Torneio de Aniversário, a segunda edição do Torneio Farroupilha. Com Victor, conquistamos o título do Centro Sul Brasileiro Livre. Participamos do Lagoão e do Campeonato brasileiro em Recife, onde o trabalho de nossa associação foi reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa que indicou Cascavel como sede para XXXIX Campeonato Bbrasileiro modalidade Livre em 2012.

Torneio de Aniversário em 2011 com os co-irmãos da AFUMTIBA

II Torneio Farroupilha com os amigos de Curitiba, Florianópolis
Porto Alegre e Rio de Janeiro

AFUMECA no Lagoão 2011

AFUMECA no Centro Sul Brasileiro 2011

Victor, campeão do centro Sul Brasileiro 2011
pela AFUMECA
.
AFUMECA no Campeonato Brasileiro 2011 em Recife

AFUMECA no Campeonato Brasileiro 2011 em Recife


2012, A Realização

Em 2012, acabamos de encerrar nossa primeira competição interna e comemoramos, ontem a noite, com nossas famílias, nosso terceiro aniversário. Agora é hora de intensificar nossos treinamentos para representar bem o Paraná e a AFUMECA no Rio de Janeiro dentro de poucos dias no Cento Sul Brasileiro. No retorno já teremos a quarta edição de nossa Taça Libertadores e em setembro esperamos a todos no XXXIX Campeonato Brasileiro.

Parabéns AFUMECA!!!

O "presidente" enganou a torcida, a cerveja era para a Dona Alice

Família AFUMECA comemora terceiro aniversário


Dona Bruna, seu Durval e Gustavo

Dona Aline e seu Rangel

Dudu Marsicano e Deco "Turcão"

"Presidente" Ademir e Dona Alice

Turcão e João Vitor Rangel

Em dia de festa tem lugar até pra sogra! E a piazada fez a festa


4 comentários:

  1. Parabéns a todos os nossos bons amigos de Cascavel, pelo transcurso do 3º aniversário da AFUMECA e que ela continue na sua trajetória crescente de vitórias, para engrandecimento do futmesa do Paraná. Abraço a todos, em especial ao Rangel que possui uma história muito bonita de amor ao futmesa. Afumtiba/Clair Marques

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por esta data e pela continuídade do futemesa local, em Cascavel.
    de glorias e mais glorias por este esporte gostoso e até familiar!!!
    Tudo de bom para a có-irmã do Paraná.


    Esporte Clube Rio São Paulo - ECRSP ('A ÁGUIA DO VALE DO MARANGÁ') - RJ.
    J.Waner - Representante na FFUMERJ - Disco.

    ResponderExcluir
  3. Amigos da Afumeca,
    parabéns atodos pelo terceiro ano da querida entidade Afumeca, muito sucesso e glórias e esta entidade co-irmã.
    Um grande abraço a todos

    GRÊMIO ESPORTIVO LOURENCIANO
    São Lourenço do Sul - RS

    ResponderExcluir
  4. Aos amigos da AFUMECA,
    Aniversário é sempre uma festa para gente como vocês, que contam os anos olhando para a frente, acumulando títulos e acreditando que os sonhos possam ser realizados.
    Vocês são vencedores e por essa razão eu me congratulo com todos os associados e desejo vida longa a essa querida ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA.
    Felicidades sempre, vitórias imensas e realizações vencedoras.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir